Veridiana Lopes - My WordPress Blog
  • Sobre Veridiana
  • Alimentação Saudável
  • Estilo de Vida
  • Livros
  • Escritos meus
  • Consultoria
Sobre Veridiana
Alimentação Saudável
Estilo de Vida
Livros
Escritos meus
Consultoria
Veridiana Lopes - My WordPress Blog
  • Sobre Veridiana
  • Alimentação Saudável
  • Estilo de Vida
  • Livros
  • Escritos meus
  • Consultoria
Escritos meus

Humano, demasiado humano.

julho 1, 2019 by Veridiana Lopes Nenhum comentário

Quando Nietzsche Chorou é uma leitura profunda, me via em cada página, nunca fiz terapia, mas ali eu pude entender um pouco a respeito da mente humana, é uma leitura voltada para a psicanálise e que nos faz pensar o quanto é fundamental buscarmos em nosso íntimo às respostas que tanto procuramos, tá lá, sempre esteve e está.

Existem perguntas que definem para sempre vários estágios da nossa vida.

Perguntas que temos medo de responder.

Algumas estão tão profundamente enraizadas que quando nos deparamos com elas tendemos a fugir para evitar as respostas.

Quando nos fazemos perguntas como: Quem sou? Por que falo assim? Por que repito os mesmos erros? Por que sempre conheço as mesmas pessoas? São tantas interrogações que se pararmos para respondê-las certamente teríamos uma vida mais leve conosco, com os outros e o alcance do tão almejado autoconhecimento.

Perguntas do tipo: Por que quero isso? Qual o objetivo disso? O que vou ganhar ou perder se fizer ou deixar de fazer determinadas coisas?

E se eu terminar esse relacionamento? E se eu mudar de profissão?

Algumas perguntas são necessárias para iniciar e encerrar ciclos.

Queremos que as pessoas adivinhem o que gostamos ou atendam ás nossas expectativas, mas nunca falamos quais são as nossas regras, nossos sonhos ou desejos.

Martha Medeiros certa vez escreveu: “Excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração”. Essa é uma boa forma de encararmos a vida como ela é. Quanto menos bichinhos criarmos na nossa cabeça, menos sofreremos.

Seria mais fácil se as pessoas simplesmente verbalizazem seus sentimentos, mesmos os mais simples, parece absurdo, mas o óbvio precisa ser tido.

No entanto as pessoas possuem uma estranha dificuldade em expressar seus sentimentos.

Precisamos ser menos fatalistas e imediatistas e passemos a encarar as situações do dia a dia de forma organizada, resolvendo primeiramente o que é importante, depois o que é urgente.

Estamos em um momento histórico, onde tudo magoa, tudo dói, tudo é preconceito, feminismo, machismo, politicamente e ambientalmente correto, muita divisão e o surgimento de pequenos grupos, muitas células desorganizadas e certos conceitos que em 2 páginas se resumem, uma preguiça de pensar e racionalizar ao ponto de que se você pensa diferente de mim, você está contra mim. É lamentável, mas a vida está extremamente romantizada, o objetivo de todos deveria ser coletivo, mas não é.

Quando paro para pensar sobre a história da humanidade, e me recordo dos gênios e heróis que revolucionaram uma época, é notável o quanto eram engajados em mudar o mundo para o bem de todos e não apenas para si próprio.

Veja Thomas Edison, Napoleão, Nietzsche, Lung King, Henry Ford, Oprah Winfrey, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros que enfrentaram a pobreza, o racismo, deficiência, abusos e várias outras limitações para concretizar objetivos, todos de forma incansável e que hoje nos beneficiamos com seus grandes feitos. Quando estudamos a trajetoria dessas pessoas, fatalmente iremos constatar que todos tinham algo em comum, o desejo ardente em tornar real tudo o que acreditavam, sem desistir no primeiro obstáculo.

Eu gosto de refletir a respeito de atletas também, eles me fascinam, muitos não fazem parte da elite do esporte, treinam pelo desejo em se desafiar, em atingir o seu limite, em se superar, essa obstinação é o que os impelem a ir em frente, a tentar mais uma vez, e é esse mesmo pensamento que nos faz tomar decisões e agir.

Penso que o aumento de qualquer força, seja ela física ou mental, só é possível através da própria força, ou seja, a força física é potencializada quando se treina mais,  em uma base regular, bem como a força mental é aumentada de acordo com nosso nível de leitura, todo o tipo de leitura, principalmente aquelas densas, com o vocabulário rico de palavras que não temos o hábito de usar rotineiramente, através da cultura, arte, teatro e viagens, além de transmitir o conhecimento para os outros, digo, compartilhar e discutir, é fundamental para fixar o conhecimento, obviamente que nada adianta se não colocarmos em prática o que sai de nossa boca.

Acredito que apesar dessa bagunça no mundo evolutivo, tudo tem um propósito de ser, creio sem sombra de dúvidas que a criação é perfeita e sábia e que o destino é mais progresso para a humanidade, ou seja, se observarmos os arranjos atômicos há uma regularidade estrutural, tudo está em perfeita harmonia e tudo muito bem organizado para o atingimento de um objetivo maior, a formação de células, e, como somos parte de toda essa evolução, certamente estamos caminhando para o equilíbrio perfeito, igualmente como todas as forças do universo.

Concluo que o processo evolutivo é de fato lento e uma frase de Hernest Holmes explica bem um dos problemas da nossa espécie: “Praticamente toda a raça humana está hipnotizada pelo senso comum, pois a maioria pensa o que lhes disseram para pensar”.

Resumindo, só é possível mais progresso quando pensamos fora da caixa, quando olhamos além do horizonte, quando fazemos questionamentos, quando ouvimos mais do que falamos, quando erramos mais, quando adquirimos o senso crítico sobre o que existe na vida.

Está na contramão do mundo é uma tarefa difícil, mas é aí que está o segredo do sucesso.

Pra frente sempre!

Share:
Reading time: 4 min

Sobre o site

Aqui é onde eu quero dividir um pouco de tudo o que vi nessa minha estrada. Alimentação, treinos, livros, viagens e um pouco mais.

Minhas redes

Posts recentes

  • CINQUENTA POR CENTO
  • Um diário
  • Bem-vinda
  • Aprendeu a voar.
  • AS ARMAS DA PERSUASÃO

Categorias

  • Alimentação Saudável
  • Consultoria
  • Escritos meus
  • Estilo de Vida
  • Livros

Mais lidas

CINQUENTA POR CENTO

setembro 15, 2022

5 passos para começar um estilo de vida saudável

dezembro 27, 2018

O que comer no café da manhã

O que comer depois do treino

Recomeço ou continuidade?

janeiro 9, 2019

Tags

acreditar after agora alimentação saudável amar Amor amor proprio conhecimento consultor consultoria customer DESEJO dieta Emagrecer experiências felicidade Geração intercambio leitura Liberdade livros medo metas mulher nua objetivos PAIXÃO pensamentos Perguntas podersemlimites projetos Regras sales saudades seja ser util service servir sonhos sua treino tua vida; Vivendo viver
https://www.facebook.com/alimentoevidasaudavel
Seguir no Instagram

© 2018 copyright Veridiana Lopes | Todos os direitos resevados.
Fashy was made with love by Premiumcoding