Veridiana Lopes - My WordPress Blog
  • Sobre Veridiana
  • Alimentação Saudável
  • Estilo de Vida
  • Livros
  • Escritos meus
  • Consultoria
Sobre Veridiana
Alimentação Saudável
Estilo de Vida
Livros
Escritos meus
Consultoria
Veridiana Lopes - My WordPress Blog
  • Sobre Veridiana
  • Alimentação Saudável
  • Estilo de Vida
  • Livros
  • Escritos meus
  • Consultoria
Alimentação Saudável

O que comer depois do treino

dezembro 27, 2018 by Veridiana Lopes Nenhum comentário

Quem me segue nas redes sociais sabe que eu tenho uma rotina séria de dieta e treino, apesar de eu ser engenheira e trabalhar em uma multinacional, porém, nada impede de eu dedicar de 40 a 60 minutos por dia para cuidar da minha saúde e para isso não existe nenhuma fórmula mágica, apenas muita determinação.

Bom, só quero destacar que essas dicas são baseadas na minha rotina alimentar e em comida de verdade, não sou uma profissional de nutrição, apenas leio muito sobre esse assunto e aplico em mim para entender o que funciona no meu organismo.

Como já mencionei, eu como apenas comida de verdade, o mais natural possível e dentro das minhas condições financeiras.

Mas vamos direto ao motivo que te trouxe aqui no site: o que eu devo comer depois de um treino?

Irei sugerir os pratos e você encaixa de acordo com o horário que costuma treinar e sua rotina, ok?

1. Se o pós-treino for sua janta:

a. 100g de proteína magra (eu peso minha proteína quando estou em dieta para secar);

b. 80g de batata doce ou de batata inglesa (eu gosto do sabor da batata doce- não pira com isso viu?);

c. Legumes e vegetais a vontade;

d. 1 Colher de azeite.

  • Tenha em mente uma coisa: essa é uma refeição completa, onde você tem proteína do frango, carboidrato da batata doce, fibras dos vegetais e gordura do azeite.
  • Arrume sua mesa para comer, esse é um momento especial. Não coma correndo, nem em pé e nem mexendo no celular. Seu cérebro precisa entender que você está se alimentando, além de que você precisa mastigar devagar, ok?
  • Eu não gosto de indicar shake se você pode comer alimentos integrais, mas se por algum motivo você não puder realizar uma refeição como essa que mencionei tu podes usar duas medidas de whey protein da sua preferência + 1 banana (pode ser outra fruta) + 1 colher de óleo de coco sem sabor. Acrescenta um pouco de água gelada e algumas pedras de gelo, pronto, é gostoso e é um bom pós-treino.

2. Se o pós-treino for seu café da manhã:

Se você tiver tempo para tomar seu café da manhã pós-treino existem várias opções. Olha essa receita de mingau de aveia dormida. A quantidade dos ingredientes depende do seu objetivo e fome, rsrs.

Coloque em um refratário 30g de aveia em flocos;

150ml de leite da sua preferência (de vaca, coco, amêndoas, arroz);

Acrescento: um pedaço de banana picada, maçã picadinha, algumas nozes picadas, 1 colher de pasta de amendoim, canela a gosto e uma colher de chia.

Pronto, misture tudo e deixe na geladeira de um dia para o outro. Eu amo essa receita.

3. Se o pós-treino for seu almoço:

Você pode repetir a refeição do jantar, apenas troque a proteína do frango por peixe, carne vermelha magra ou ovos, é importante variar as fontes dos alimentos para não enjoar e termos diferetens fontes de nutrientes.

O carboidrato da batata pode ser substituído por 1 colher de servir de arroz.

E as fibras, bom, isso você já sabe, não pode faltar. Coma muitos vegetais, eles são a base de uma alimentação saudável.

Pessoal, não existe um horário certo para comer comida de verdade, quando a gente está com fome comemos o que tiver. O que quero dizer com esse artigo é que não tem segredo, precisamos nutrir nosso corpo e você já sabe, somos o que comemos.

Algumas fontes de proteina animal:

  • Carne de frango;
  • Carne de boi;
  • Peixe;
  • Ovos.

Proteínas: precisamos consumi-las, mas se você for vegetariano os ovos e alguns grãos como o feijão e grão de bico podem lhe fornecer esse aporte de nutrientes (procure um nutricionista).

Algumas fontes de carboidratos:

  • Batata doce;
  • Batata inglesa;
  • Arroz;
  • Aboboras.

Os carboidratos são fonte primárias de energia e a combinação certa dos macronutrientes lhe ajudarão atingir seus objetivos.

Algumas fontes de gorduras boas:

  • Azeite de óliva;
  • Óleo de coco;
  • Nozes;
  • Queijos amarelos.

As gorduras são de grande importância para a melhor absorção das proteínas e dos carboidratos, claro que eu estou falando de boas fontes de gordura viu?!

Tenho algo para lhe dizer muito importante: 

Se você estiver em busca de emagrecimento você deve priorizar o consumo de comida de verdade e para isso você terá que cozinhar, sim, fazer suas refeições. Você não sabe como os alimentos que vendem na rua são preparados, geralmente eles usam temperos artificiais e muito óleo (para dar mais sabor neh!?), além de que é muito caro comer fora de casa, claro que você não deve ser radical e levar uma marmita para todo lugar que você vai, até por que depende de você fazer boas escolhas quando estiver em algum restaurante por exemplo. Além disso, conforme tem aumentado o número de pessoas interessadas em um ter um estilo de vida mais saudável tem surgido boas opções de alimentos que podem sim nos ajudar. Adquira o hábito de ler os rótulos, quanto menos ingredientes tiver, melhor será.

Share:
Reading time: 4 min
Alimentação Saudável

O que comer no café da manhã

by Veridiana Lopes Nenhum comentário

Foto por Daria Shevtsova

Ótimos estudos científicos nos mostram que acordar e TER que comer alguma coisa não irá lhe prejudicar nadinha, lógico, se você é aquele tipo de pessoa que acorda sem fome, por que você iria empurrar goela abaixo algum alimento?

A gente deve comer apenas com fome, concorda? E com fome não existe dúvida, a gente sabe!

Veja como é com todas as outras necessidades fisiológicas, nunca temos dúvidas sobre o momento de ir ao banheiro ou a hora de dormir, para comer é igual, instinto.

Agora, se você é aquele tipo de pessoa que acorda faminto ou que adora o ritual do café da manhã e não abre mão de jeito nenhum, ok, vou te indicar algumas opções super nutritivas e que de quebra te manterá super saudável e em paz com a balança, vamos lá?

Ovos na manteiga

Eu adoro ovos e se for daqueles com a gema mole, huumm, fala pra mim se essa não é uma refeição dos deuses? Claro que é! O ovo é um super alimento e a ciência já refutou toda aquela história de que ovo aumenta o colesterol etc e tal, além de lhe deixar saciado por horas. Então aproveita e trate de presentear seu corpo. O ovo possui gordura boa, proteína e várias vitaminas que irão turbinar o seu metabolismo. Mas, se você não é fã de ovos fritos, ok, vou te ensinar como preparo ele cozido:

Coloque água para ferver, após a fervura você coloca os ovos e deixe por até 7 minutos, desligue e pronto, seus ovos ficarão semi-cozidos, a gema fica cremosa. Eu amo.

2) Bolinho de caneca

Às vezes a gente enjoa de comer a mesma coisa todo dia né? Beleza, é que na correria do dia a dia fazer uma receitinha nem sempre dá tempo, mas se você conseguir, ótimo, anota esse bolinho de caneca mais fácil do mundo, minha sobrinha ama <3.

  • 1 ovo;
  • 1 Banana;
  • Coco ralado (aquele que não é adoçado);
  • Ponta da faca de fermento;
  • Canela a gosto (opcional, nem todo mundo gosta);
  • Adoçante a gosto (eu uso adoçante líquido mesmo, umas 20 gotinhas não faz mal algum).

Pronto, mistura tudo numa caneca ou um refratário pequeno e leva para o microondas por uns 2 minutos (esse tempo pode variar, fica de olho), só cuidado por que vicia heim?!.

Sério, eu amo essa receita, eu gosto de alternar os ingredientes para mudar o sabor. Use a criatividade. As vezes eu uso cacau 100%, daí tenho um bolinho de coco com chocolate,  também faço sem o coco, as vezes uso aveia no lugar do coco. Tente outras formas até você descobrir o que mais agrada teu paladar.

3) Pão com ovo e queijo

Você deve está se perguntando, Verí, mais se eu quero emagrecer eu posso comer pão com ovo e queijo? Opa, claro que sim benhê :). Não existe alimento proibido, existem estratégias nutricionais que são individuais para cada pessoa, por isso, procurar um profissional da nutrição que tenha apego pelo o estudo será de grande ajuda para montar teu cardápio.

Lembre-se disso: Dieta boa é aquela que você conseguirá seguir, não é verdade? Aliás, prefiro chamar de estilo de vida.

O problema do pãozinho francês será apenas se você não se sente bem ao comê-lo.

Você sente algum mal estar quando come alimentos feitos com trigo? Pão, bolo, rosquinhas etc? Se a resposta for SIM, ok, você possui alguma intolerância, é o caso de investigar.

Agora, se você não puder realizar exames específicos que irão apontar seu nível de intolerância existe um jeito que exame nenhum será mais eficiente que isso, o autoconhecimento, isso, você mesmo pode testar seu corpo. Fique alguns dias sem comer pão e suas variações e veja como o seu corpo reage. Após esses dias volte a comer e veja como se sente. Você começará a conhecer teu corpo melhor do que qualquer exame de laboratório.

4) Frutas, iogurte e castanhas

Veja só que refeição completa: Carboidrato das frutas, proteína e gordura do iogurte (iogurte integral tem a gordura do leite, o desnatado é só proteína) e a gordura das castanhas, perfeito.

Você pode picar meia banana, meia maçã, uma fatia de mamão e mistura-las com um copinho de iogurte e por cima umas 2 ou 3  castanhas do Pará ou outras nozes da sua preferência. Pronto, seu corpo agradece.

Ei, NÃO existe alimento proibido e nem dieta milagrosa, o que existe é o equilíbrio.

Posso te falar por experiência própria, eu já fiz dieta do tipo frango e batata doce (super restritiva), dietas com pouquíssimas calorias (vivia com fome), dieta cetogênica (eu cheirava a cetona- isso é outro papo rsrs), dieta flexível etc, e sabe o que funciona? Não se restringir e saber diferenciar fome de vontade de comer. Às vezes, o problema está na nossa cabeça e nem sempre conseguimos superar essa fase sozinhos e a ajuda dos amigos e de bons profissionais podem nos ajudar, por que não?

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Share:
Reading time: 4 min
Alimentação Saudável

5 passos para começar um estilo de vida saudável

by Veridiana Lopes Nenhum comentário

Nenhuma mudança acontece da noite para o dia e exige muita disciplina. Sim, disciplina. Mas se você está pronto para começar a viver uma vida mais saudável e feliz, eu estou aqui para lhe apresentar 5 dicas que irão te ajudar a fazer isso acontecer, vamos lá?

Se você realmente quer começar uma mudança, então vamos fazer isso juntos!

Não vou mentir para você, não vai ser fácil. Comprometer-se com um estilo de vida mais saudável é apenas isso – um compromisso, e é um grande desafio que exigirá muito trabalho. Mas acredite quando eu digo que valerá a pena! Aposto que você já tentou do seu jeito, mas vamos tentar esse outro caminho.

Aqui estão 5 passos para mudar sua alimentação, exercício físico e estilo de vida para melhor e para sempre!

1° Mude sua mente.

O primeiro passo está na sua cabeça, e você sabe disso não é? Você tem o poder de mudar sua vida apenas mudando seu modo de pensar. Todos nós temos a capacidade de escolher nossos caminhos, alcançar nossos objetivos e construir uma vida extraordinária. O desafio está em acreditar que você pode tudo o que quiser e o que se propor a fazer. Seja realista com você, mas também seja gentil com sua história.

Observe atentamente como tem sido o seu caminho até o atual momento da sua vida e veja de que maneira você vem alimentando as suas emoções e como alguns comportamentos estão afetando sua saúde.

Você está alimentando algo em você muito além do necessário? Seus sentimentos por exemplo?

Examine seus comportamentos autodestrutivos e trabalhe para minimizar a sua voz interna negativa. Muitas vezes, escrever em um diário, falar palavras positivas, assistir ou ouvir assuntos que tragam boas notícias e outras técnicas que podem ajudar a melhorar sua auto-estima e aproximá-lo de seus objetivos.

2° Tenha metas atingíveis.

Como você imagina uma ótima vida para você? Reserve alguns minutos para imaginar e depois ESCREVER!

Para fazermos mudanças permanentes, é necessário definir metas de curto e longo prazo e, em seguida, criar e anotar seus planos de ação para alcançá-los, inclusive com data de início e fim.

Se você está planejando começar a praticar exercícios físicos diariamente ou semanalmente, ou aprender novas receitas saudáveis ​​para cozinhar para você e sua família esse é momento que você precisa definir objetivos realistas e específicos dentro da sua possibilidade, isso ajudará você a ver o progresso e manterá você motivado e constante. Não compare sua vida e rotina com a de outras pessoas, cada um está em um momento diferente da sua história.

Se presenteie como forma de mostrar a você como você está indo bem. Não estou falando de recompensas alimentares! Mime-se indo a um massoterapeuta, pois você se matou na academia durante a semana ou compre um belo par de tênis. Reafirme sua crença em si mesmo e em seus objetivos diariamente, e você se verá tendo atitudes que mostram como você está atingindo seus objetivos e metas.

3° Monte um esquema de suporte.

Você é responsável pelo seu próprio sucesso, mas todos nós precisamos de alguma ajuda, seja de nossos amigos, familiares ou apoio profissional, certo?

É por isso que é importante compartilhar seus objetivos com essas pessoas e mostrar como você planeja realizá-los. Você pode contar sobre os tipos de alimentos que você está comendo e os que não está mais comendo e mostrar sua nova rotina de exercícios. Deixe-os saber o quanto é importante para você ter o apoio deles, você está montando um novo mapa mental, toda ajuda é bem vinda.

Conte para os seus colegas de trabalho também. Eles podem ajudá-lo a se manter focado, talvez até quando forem sair juntos vocês possam escolher um local que tenha opções mais saudáveis para você ir e não deixar de confraternizar. É muito possível que você encontre alguém que também está na mesma busca que você. Com esse novo amigo você poderá desabafar para quando você se sentir desencorajado ou desmotivado, ah, e comemore com eles quando atingir um marco.

4° Faça escolhas mais saudáveis.

Faça uma faxina na sua geladeira e despensa. Deixe apenas aqueles alimentos que você se comprometeu a comer, tire dos armários todos os alimentos inúteis imediatamente.

Deixe espaço para frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais que aumentam a energia e nutre o seu corpo. Faça algumas marmitas saudáveis e deixe-as todas prontas para a sua semana, assim você não terá desculpas para comer a primeira coisa que aparecer na sua frente.

Estoque juntamente com essas refeições pacotes de nozes e castanhas, cenouras e iogurtes naturais (são ótimos probióticos), é sempre bom ter algo saudável na sua bolsa ou dentro do carro para quando surgir aquela fominha e não dá para realizar uma refeição completa.

5° Comece a se mover.

O exercício físico é um grande aliado na queima de calorias e gordura. Descubra qual a atividade que tirará você da zona de conforto.

De nada adianta começar um exercício que você odeia, você precisa ter constância e isso só será possível se você fizer o que gosta. Sou uma grande fã da musculação, o próprio nome já diz qual o resultado esperado dela, músculos! Musculação nos dá força, mobilidade e de quebra pode mudar o seu biotipo.

Se você sempre foi sedentário, apenas dê o primeiro passo. Você pode não estar pronto para correr uma meia maratona, mas pode dar um passeio ou talvez correr um pouco.

Se você é uma mulher, não se preocupe, seu corpo não será musculoso como os das mulheres do fisiculturismo, elas comem, treinam, dormem, usam hormônios e vivem disso, por isso, não tenha medo, treine pesado.

Então fique com essa dica:

Tenha um cronograma de exercícios e alimentação durante o tempo que você se comprometeu, alinhe sua nova rotina as suas outras atividades como estudar, ler seu livro, fazer as refeições com sua família, sair com seus amigos, nada disso deve deixar de existir, você apenas precisa de organizar.

Por fim, coma aquele pedaço de bolo que você ama, mas com a mentalidade certa, sem exageros, você pode fazer isso!

Acredite em si mesmo e na sua capacidade de mudar e você verá que pode muito mais do que pensa.

Share:
Reading time: 5 min

Sobre o site

Aqui é onde eu quero dividir um pouco de tudo o que vi nessa minha estrada. Alimentação, treinos, livros, viagens e um pouco mais.

Minhas redes

Posts recentes

  • CINQUENTA POR CENTO
  • Um diário
  • Bem-vinda
  • Aprendeu a voar.
  • AS ARMAS DA PERSUASÃO

Categorias

  • Alimentação Saudável
  • Consultoria
  • Escritos meus
  • Estilo de Vida
  • Livros

Mais lidas

5 passos para começar um estilo de vida saudável

O que comer no café da manhã

O que comer depois do treino

Recomeço ou continuidade?

janeiro 9, 2019

Sem dor, sem ganho!

Tags

acreditar after agora alimentação saudável amar Amor amor proprio conhecimento consultor consultoria customer DESEJO dieta Emagrecer experiências felicidade Geração intercambio leitura Liberdade livros medo metas mulher nua objetivos PAIXÃO pensamentos Perguntas podersemlimites projetos Regras sales saudades seja ser util service servir sonhos sua treino tua vida; Vivendo viver
https://www.facebook.com/alimentoevidasaudavel
Seguir no Instagram

© 2018 copyright Veridiana Lopes | Todos os direitos resevados.
Fashy was made with love by Premiumcoding